quarta-feira, 16 de maio de 2012

Relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron e sua poesia

A obra e a personalidade romântica de Byron surgiu no início do século XIX e exerceu enorme influência em seus contemporâneos, por representarem o melhor da sensibilidade da época, conferindo-lhe muito de sedução e elegância mundana.


George Gordon Noel Byron nasceu em Londres, 1788. Em 1798 herdou o título do tio-avô, tornando-se o sexto Lord Byron. Ainda estudante, publicou seu primeiro livro de poesia, mal recebido pela crítica. Aos 21 anos ingressou na Câmara dos Lords, partindo pouco depois em viagem pela Europa e o Oriente Médio.
Ao voltar à Inglaterra, em 1811, publicou os dois primeiros cantos de Childe Harold's Pilgrimage, longo poema em que narra amores de um herói desencantado, ao mesmo tempo em que descreve a natureza da península ibérica. A obra alcançou sucesso imediato e sua fama se consolidou com outros trabalhos, principalmente The Corsair, Lara e The Siege of Corinth. Nesses poemas Byron confirmou seu talento para a descrição de ambientes.
Em 1816, devido rumores, Byron resolveu deixar a Inglaterra. Na Suíça escreveu o canto III de Childe Harold's Pilgrimage, 1816, The Prisoner of Chillon e Manfred, 1817, enigmático e demoníaco. Radicou-se depois em Veneza, onde levou existência agitada e licenciosa, documentada em cartas cheias de verve.
Compôs então o canto IV de Childe Harold's Pilgrimage,1818, e Beppo, a Venetian Story, poema em que ridiculariza a alta sociedade de Veneza. Em 1819 começou o poema herói-cômico Don Juan, sátira brilhante e atrevida, à maneira do século XVIII, que deixaria inacabada.

Seu aristocratismo se reflete na escolha de um estilo classicista pelo qual tratou uma temática fundamentalmente romântica. Toda a obra de Byron, que exprime o pessimismo romântico, com objetivo de voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser vista como um grande painel que reflete a sua vida. Foram novos o tom de rebeldia com as convenções morais e religiosas e o cínico.


Dupla: Camila Girão e Chiara Emanuelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário