sábado, 19 de maio de 2012

A dama de shalott

    
THE LADY OF SHALOTT

     The lady of Shalott é o quadro mais famoso de John William Waterhouse (nasceu no dia 6 de abril de 1849 – morreu no dia 10 de fevereiro de 1917). Filho de artistas, as suas primeiras incursões na pintura foram influenciadas pelo neoclassicismo vitoriano, pelo pré-rafaelismo e mais tarde sentiu-se atraído pelos impressionistas franceses. Este quadro teve 3 versões, a primeira foi feita em 1888, a segunda em 1896 e a última em 1916. Quando se interessou por temas literários, suas obras eram repletas de romancismo. A história de William Waterhouse foi baseada no poema de Alfred Tennyson.
     Resumo do poema ''The Lady of Shalott'' de Alfred Tennyson:
 - 1 a 4 estrofe: A dama de shallot vive em uma ilha, num castelo próximo a um rio que flui para Camelot, mas pouco se sabe sobre ela e os agricultores locais.
- 5 a 8 estrofe: Diz que a Dama foi amaldiçoada e precisa tecer uma rede mágica constantemente, sem poder olhar diretamente para fora, porisso ela olhava através de um espelho.
- 9 a 20 estrofe: Descreve o ousado Sir Lancelot, seus passeios, e o momento em que é visto pela dama.
- 21 a 26 estrofe: O momento em que a dama olha para Sir Lancelot sem ser através do espelho e cai na maldição. 
- Ela deixa sua torre, encontra um barco e escreve seu nome nele, e desce o rio em direção á Camelot. Morre antes de chegar ao palácio e entre cavalheiros e damas que a vê é Lancelot. 
  
Bianca Aguiar e Giulia Queiroz 
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário